domingo, 18 de setembro de 2011

Trabalho de Redação [2] - 3º ano do Ensino Médio


III TESTE para aula de Interpretação de Texto
Profª. Lucileine
TRABALHO DE REDAÇÃO – 3 COLEGIAL – 3 BIMESTRE 2011

“Levado pelo sonho, Cabral, permitiu que a frota sob seu comando se afstasse da costa africana. Os comhecimentos náuticos avolumados ao longo do ‘seculo XV eram suficientes para orientar os navegadores com segurança nos slagados caminhos do mar. O sonho, mais atrativo que a ciência, mais forte que o sopro do vento, não deteve as velas alinhadas na rota do sol.
Não sonhava apenas Cabral, sonhava também o rei que a nomeara capitão, sonhavam os portugueses, povo messiânico imcumbido de levar para terras estranhas a Cruz de Cristo. A força unida de muitos sonhadores empurrou a frota de Cabral mar adentro contra a propalada alegação de que rumava só com fins comerciais para a Índia pela via divulgada. A aproximação da carta de Caminha nos documentos de Colombo fortaleceu essa suposição.
As semelhanças não são apenas devidas à natureza do objeto mas também ao espaço cultural de que ambos partiram. Ambos declaram inocentes e pacíficos os nativos, ambos exaltam a qualidade do clima e a fecundidade do solo, ambos mencionam ouro, embora o território brasileiro retivesse por mais de um século os tesouros em serrariais inexploradas.
( Donald Schulers)

1 – Observe a partir do texto, os enunciados abaixo:
I – A frota de Cabral tinha uma única alegação para seu empreendimento, a de que rumava às Índias com propósitos comerciais.
II – Sonho, ciência e vento: três forças em níveis iguais para os navegadores portugueses.
III – Caminha e Colombo, em seus relatos sobre as terras descobertas, deixam transparecer aspectos análogos de seu universo cultural de origem.
IV- O solo brasileiro, por mais de um século, frustrou em serrarias inexploradas, o sonho messiânico dos portugueses
V – Os versos: “Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal.”
Evocam a contrapartida dolorosa do sonho lusíada.
  1. 3 e 5
  2. 2, 4 e 5
  3. 1, 3 e 5
  4. 2 e 4
  5. 1, 3 e 4

2 – A sequência do texto evidencia que :
I – O sonho, que era da frota, do rei e do povo português, é tópico explícito do 1º e do 2º parágrafos apenas.
II – so 2º pa’ragrafo, a continuidade do tópico desenvolvido no primeiro é indicada apenas a partir do 2º período.
III – a conexão entre o 1º e 2º parágrafos e entre o segundo e o terceiro tem valor aditivo.
IV – so 2º parágrafo, o autor retifica o tópico desenvolvido no primeiro.
V – no 3º parágrafo, estabelelce-se um antalogismo entre as percepções de Caminha e as de Colombo, reveladas em seus relatos históricos.

Estão corretas apenas:
  1. 1 e 3
  2. 1,3,4 e 5
  3. 1 e 5
  4. 2,4 e 5
  5. 2,3 e 5





03 -
Não cabe ao analista do texto identificar este ou aquele autor pelo estilo de época a que está ligado. Um autor é tanto menos original quanto mais se identificar com determinado gosto estético. E será original na medida em que suplantar a forma dominante de pensar e escrever em determinada fase.

De acordo com o texto:
  1. a originalidade do autor implica sua maior ou menor aceitação por parte do analista do texto.
  2. Convém distinguir, na análise do texto, apenas o estilo de época a que se vincula o autor.
  3. A identificação de determinado autor com estilo de sua época é pouco relevante como indicador do valor estético de sua obra.
  4. A maneira de pensar e de escrever reflete sempre o ponto de vista dominante numa dada época.
  5. O mérito está em sublinhar em seu texto as marcas do estilo de época em que vive.

04 – Bem, nós já vimos as razões por que a tão celebrada unidade linguística do Brasil não passa de um mito, isto é , uma idéia muito bonita, muito conveniente, mas falsa e, para piorar, também prejudicial, à educação, porque simplifica a realidade que, como vimos, é bastante complexa. No Brasil, portanto, não se fala “uma só lingua portuguesa”. Fala-se um certo número de variedades de português, uma das quais chegou ao ponto de variedade padrão por motivos que não são de ordem linguística, mas histórica, econômica, social e cultural.
( Marcos Bagno)

I - Assinale : ( C ) certo ou ( E ) errado
  1. O exemplo de linguagem que, segundo Marcos Bagno, é “falsa”é “prejudical” à edeucação:
_ Chico! Ocê pode mi dizê que hora são?
_ Hora do armoço.
  1. O autor do texto abaixo, explica o preconceito linguístico resultante do mito da unidade linguística:
“Existia uma família de matutos no sertão
um certo casal que tinha
de filhos grande porção
que sempre falava errado
deixando interpretação”.
( João Parafuso)
  1. Diante da nova concepção de variedade linguística, as diferentes pronúncias de palavras como gratuita/ gratuíta, rúbrica/ rubrica deverão ser reconhecidas como corretas em qualquer situação comunicativa.




    INSTRUÇÃO PARA O TRABALHO
    Imprimir as folhas de trabalho, colocar o cabaçalho completo: nome, número, ano, data (entrega): 22/09/2011, nome da professora e disciplina; tudo à caneta (azul ou preta). As respostas deverão ser dadas na mesma folha, sendo no espaço reservado, quando tiver, ou no verso da folha, anotando o número da questão. tudo à tinta (caneta azul ou preta). Obrigada!

22 comentários:

  1. Lamentável! Sofrível! Nunca vi tamanha Antalogia num único local. A Oligofrenia sente-se desorientada. Trabalho indigno de uma Educadora, porém, perfeitamente aceitável por uma pseudo-educadora. Agora entende-se o 9º lugar da escola no ranking do ENEM. Se não sabe ensinar, o que podem fazer os infelizes dos alunos??? Pior é a direção, cega até dizer chega. Chega a ser indecente.....

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  2. Em tempo: comentário assinado por
    LUCILA FERREIRA BÉRA

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  3. O choque de ver tanto absurdo é tanto, que além de me faltarem as palavras, até esqueço das formalidades básicas.
    Lucila Ferreira Béra

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  4. Choque total!!! Nem eu estou conseguindo expressar-me nas normas cultas....
    Barbárie!
    Lucila Ferreira Bera

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Sinto tanto pela senhora não ser mulher o bastante para dar as caras na própria direção do colégio. Lamentável e sofrível é a atitude que a senhora teve aqui no blog.
    Primeiramente, deve-se ter absoluto conhecimento do que se passa DENTRO da escola. As informações incompletas ou completamente erradas que lhe passaram, acarretaram nessas palavras de mau gosto, que não deixaram nenhum aluno contente.
    Nossa professora nos dá meios inteligentes de aprender. A senhora realmente acha isso ruim?
    Eu penso que há muitas coisas piores no mundo, coisas de maior importância para se preocupar.
    Por que é que a senhora não planta uma árvore ao invés de perder seu tempo no computador às cinco e quarenta e seis da tarde criticando o que não conhece?
    E se a senhora não está satisfeita com os meios didáticos da nossa escola, o que é que seus filhos ainda fazem aqui?
    Quanto aos erros de digitação encontrados nos textos, nossa professora dá aula praticamente para quase todas as séries e, se isso lhe incomoda, pode deixar que, da próxima vez, eu peço para ela me deixar revisar a escrita.
    Por favor, antes de criticar, tenha conhecimento total sobre a situação.

    Gratos, Marcela de Luca e todos os alunos indignados do 3º EM.

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  7. Ligia Vendemiattisetembro 22, 2011 2:15 PM

    QUE FIQUE BEM CLARO QUE NENHUM ALUNO FOI OBRIGADO A FAZER ESTE TRABALHO E SE A SENHORA ACHA ISSO TÃO LAMENTÁVEL E SOFRÍVEL o que faz aqui? Pra que perder o seu tão importante tempo com um blog escolar? O intuito da professora foi AJUDAR OS ALUNOS, se ficou tão indignada, PROPONHA VOCÊ UM TRABALHO ao invés de criticar. A coordenação e os alunos acreditam no potencial dos nossos professores, mas se depois de tudo isso a SENHORA AINDA CONTINUAR INDIGNADA PORQUE NÃO SE TORNA UMA PROFESSORA E TENTA ASSUMIR O LUGAR DOS NOSSOS? Meio difícil.. ainda mais pra alguém com uma mente tão pequena como a da senhora, desculpe mas alguém assim não merece o respeito de NENHUM aluno do 3ºE.

    Ligia.

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  8. Aúnica coisa sofrível e lamentável aqui é a sua mediocridade, minha senhora!

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  9. Ana Caroline Bigaramsetembro 25, 2011 3:37 PM

    Em relação ao 9° lugar da escola no ENEM, o ranking pelo menos é ÉTICO , e a coordenação que como a senhora mesmo diz ser ''cega'' a tal ponto de se tornar ''indecente'', não pede para professores, muito menos ex alunos fazerem a prova.
    Ana Caroline Bigaram

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  10. Lindinhos da 3ª Série E do Ensino Médio do Colégio Luxon de Piracicaba: estes recados não são para vocês.
    Se a sua professora fosse tão corajosa assim, ela teria postado a fonte do psedo concurso de onde ela tirou aquela atrocidade.
    Mas bem lembrado, queridos: ONDE ESTÃO AS COLETÂNEAS DAS DUAS REDAÇÕES QUE DEVEM SER ENTREGUES AGORA DIA 29/09, QUE ATÉ O MOMENTO, 25/09, 22:38H, NÃO CONSTAM AQUI NO BLOG???
    Beijos, meus queridos Pôneis.
    Lucila Ferreira Bera

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  11. Ligia Vendemiattisetembro 26, 2011 4:10 PM

    HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAH "LINDINHA" porque sua filha não vai procurar as coletâneas? E mesmo tudo isso não sendo pra gente, você já nos ofendeu quando disse "pobre dos alunos" a partir do momento em que você ofendeu o nome na NOSSA ESCOLA, ofendeu os nossos professores QUE NOS AJUDAM, você ofendeu SIM O TERCEIRO E! Atrocidade é A SENHORA querendo causar com o nome do colégio! Porque não foi procurar alguma coisa melhor? E a nossa professora Lucileine é tão corajosa a ponto de falar pessoalmente com você. VERGONHOSO É A SENHORA, que não tem coragem de dar as caras no colégio, se a insatisfação é tanta, a opção de escolas em Piracicaba é bem grande. E só pra deixar BEM CLARO, EU estudo A DEZ ANOS no COC, MUITO MAIS do que seus filhos e se tem alguém aqui que pode reclamar sou eu, e MUITO PELO CONTRÁRIO.. ESTOU SATISFEITA! Mas você lembrou bem, as coletâneas a professora passa em aula, se sua filha não tem a capacidade de ler e entender, o problema ficou sério. Desculpa, mas QUERIDOS PÔNEIS, NÃO! Melhor a gente não sair do salto. E se a senhora ainda não entendeu o recado aí vai mais uma dica, minha irmã Eloisa foi aluna do COC e da Lucileine e está na ESALQ/USP, como tantos, e sabe o que ajudou MUITO na nota? A redação que ela fez. Em parte eu compreendo sua insatisfação por ter filhos que não consigam acompanhar o colégio, chego a ter pena da senhora. Eu me lembro muito bem que eles já foram alunos do COC, foram pra outra escola e agora voltaram.. Não sei o que se passa na cabeça deles, problemas emocionais todos tem, mas SEMPRE existe um jeito de tratá-los. A professora de redação, dá um curso para alunos de outras escolas de tão procurada que está.. que pena que você está sem a mínima noção de redação.
    Então "lindinha" é isso aí, já ficou bem claro que estamos do lado do colégio, afinal esse é o nosso ultimo ano e você pode ter certeza que MUITOS sentirão saudades.

    Beijos querida!

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  12. "Obrigada, pois os pôneis são animais lindos. Mas não vou usar nenhum animal para me referir a você, eles não merecem ser ofendidos."

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  13. lindonaaaa presta atençao meu!
    para de ficar pegando palavras no dicionario o sua quebra rola! sem noçao
    boca de agrale!
    e ponei é o cu!

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  14. a e eu nao tenho medo do que eu falo
    Rodrigo! só pergunta que ja te falam quem é :D

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  15. parem de brigar!!!! vamo jogar tibia!!!

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  16. eu nao peguei a proposta -brunof.

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  17. Anonimo of Chimerasetembro 28, 2011 3:10 AM

    eu sou o melhor do melhor do mundo em comentar no blog de redacao.

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  18. GENTE VAMO FALA DE COISA BOA, DA IOGURTEIRA TOP THERM!

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  19. Luciana:

    Eu acho que você está tentando tirar a culpa da depressão q seu filho sofre das suas costas e jogar na de alguem... E outra... Heloisa, nao venha querer corrigir... É isso sim... pode ser consientemente ou inconsientemente, mas é isso.

    Todos esses rolos começaram depois do dia em que o ettore foi suspenso... agora, oq falta para o ettore são amigos de verdade e ele precisa aprender a andar sozinho... Voces duas(Luciana e Heloisa) sempre defenderam o ettore como se ele fosse um bebezinho retardado q nao consegue se virar e hj ele se tornou isso... Tem como mudar, mas pra isso voces precisam parar e pensar e ver q eu nao estou defendendo cegamente a Lucileine... Sei q vcs tao pensando: Porque o assunto virou o ettore?? PORQUE ELE FOI O INICIO DE TUDO! Não vou expressar minhas opiniões sobre a Professora Lucileine, nem sobre o trabalho, mas quero me expressar em relação ao Ettore e à Heloísa que tem uma vida pela frente. Luciana, se você não mudar essa sua posição, você causará a ruína de seus filhos...

    Pode não concordar com nada do que eu disse agora.... mas pare pra pensar...

    PS: Não me revelei porque simplesmente não quero ninguem na escola me exendo porque eu virei o assunto para algo "fora do assunto" nem porque disse que "nao vou expressar minha opinião sobre a professora Lucileine". Só quero deixar uma reflexão para todos...


    Para o pessoal do COC, um pensamento que voces deveriam levar para a vida: "A palavra dura e violenta só gera mais dureza e violência. Jã a palavra calma e reflexiva pode impedir guerras e revoltas".


    Não é necessário agressões nem sarcasmo, mesmo que a outra pessoa faça uso disso... Se ser calmo não fez a outra pessoa deixar de ser dura, apenas ignore, e não se rebaixe

    Ponto final nessa estória por favor e vamos seguir nossas vidas... =)

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  20. mesmo anonimo de antessetembro 30, 2011 4:42 PM

    desculpe, o ettore nao foi suspenso, escrevi errado.. depois do dia que a depressao dele começou a ficar tensa...

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