domingo, 18 de setembro de 2011

Trabalho de Redação - 3º ano do Ensino Médio


EXERCÍCIOS DE DISSERTAÇÃO – DESENVOLVIMENTO
TRABALHO DE REDAÇÃO DOS 3º COLEGIAIS – 3º BIMESTRE 2011

As idéias indicadas abaixo estão enunciadas sem nenhuma ordem lógica. Procure organizá-las, numerando-as, de modo que possam formar um desenvolvimento coerente.

Tema: Sempre, em todos os casos, seja qual for a utilização da ciência e/ou da tecnologia, o homem é sempre o responsável.

Introdução: “O único responsável pelos usos que se fazem da ciência e da técnica é o próprio homem que as idealizou para seu serviço. Uma ciência e/ou técnica se tornam desumanas na medida em que a sociedade que se desenvolve também o é.”

( ) Na atual sociedade, a posse de conhecimento científico e da tecnologia representa um instrumento de poder: a partir daí pode desenvolver-se, por parte das elites, um controle social e cultural dos cidadãos.

( ) Por outro lado, a ciência e a tecnologia podem ser aplicadas para melhorar as condições de saúde, ampliar as oportunidades de educação multiplicar a produção e meios de distribuição de alimentos: em síntese, aperfeiçoar as condições de vida da população.

( ) A ciência e a técnica vêm desempenhando uma crescente importância para o progresso geral da humanidade, mas como contrapartida, têm sido usadas a serviço de interesses particulares das elites.

( ) Por exemplo, desenvolverem-se tecnologias para um controle severo de toda a atividade com que se pretende assegurar a sobrevivência de um governo, de um poder, de um sistema.

( ) Em síntese: “O futuro da ciência e da tecnologia se decidirá fora da própria ciência e tecnologia”.

( ) Face a essas diferentes possibilidades, pode-se afirmar que “o futuro da ciência e da tecnologia depende grandemente das decisões que forem tomadas nos núcleos do poder, razão por que resulta pouco sólida qualquer previsão que se faça”.







2 – Dê o tema de cada um dos textos abaixo

O CORPO FALA

Comemora-se neste ano, em várias partes do mundo o centenário de nascimento do austríaco Wilhelm Reich, controvertido médico cuja obra ainda hoje formenta intensas polêmicas entre profissionais da área da saúde menta.
Não foram poucos os obstáculos que seu mestre Sigmund Freud já enfrentava no fim do século XIX ao explicar o funcionamento da psique humana com base em conceitos tais como o de complexo de Édipo ou de sexualidade infantil. Explicações chocantes para o meio cultural da época, ainda fortemente marcado pelo conservadorismo moral.
Reich afrontou o debate sobre a importância da sexualidade no comportamento humano, relacionando-a aos acontecimentos políticos de seu tempo, marcado pelo advento do nazismo e da Guerra Fria. Seu célebre estudo sobre a psicologia de massas do fascismo custou-lhe o exílio na Suécia e depois na Noruega.
A maior contribuição da abordagem reichinana, que com altos e baixos foi se firmando desde a morte do médico em 1957, talvez seja sua aguda compreensão das patologias físicas de origem psíquica.
Desde Reich, tornou-se mais fácil compreender e aceitar que, segundo o jargão consagrado por seus discípulos, “o corpo fala”.
Seu mérito talvez se limite a chamar a atenção para as muitas manifestações significativas do corpo. Foi um alerta para o Ocidente que, historicamente, sempre valorizou os aspectos verbais e racionais da espécie humana.

A MÁQUINA RESPEITANDO A VIDA

Que o progresso é bom, ninguém pode duvidar, muito menos pode alguém se opor a ele. No entanto, a cada nova conquista do progresso corresponde sempre uma considerável carga de inconvenientes imprevistos e indesejados.
É que vem acontecendo desde os primórdios da indústria, alavanca e símbolo do progresso e do desenvolvimento. Foi assim quando, na Inglaterra, surgiram as primeiras fábricas de tecidos, substituindo os teares domésticos. O objetivo desejado era obter uma produção maior de tecidos, de qualidade mais uniforme. Em paralelo a isso, porém, verificou-se uma verdadeira avalanche de acidentes, vitimando milhares de pessoas que tiveram mãos e dedos mutilados pelas máquinas implacáveis.
Não se concebe, porém, que a inventividade dos responsáveis pela criação das máquinas, equipamentos e processos produtivos, que tornam mais fácil e confortável o viver de cada um, não seja ainda capaz de criar também os meios necessários para eliminar os inconvenientes.
A ciência e a tecnologia, hoje, alcançaram níveis inimagináveis, não encontram mais barreiras para tornar realidade o que o homem sonha. O que está faltando é respeito à vida, é a visão do outro e de seus direitos.
À custa de muita criatividade e vultuosos investimentos, as máquinas deveriam ser domadas, neutralizadas com dispositivos de produção, enquanto o homem fosse sendo treinado para conviver com elas, sem se expor a maiores riscos.
Portanto, é necessário e urgente que se compatibilize o progresso com a vida, com a saúde, com o bem-estar do homem sobre a Terra.



INSTRUÇÃO PARA O TRABALHO
Imprimir as folhas de trabalho, colocar o cabaçalho completo: nome, número, ano, data (entrega): 22/09/2011, nome da professora e disciplina; tudo à caneta (azul ou preta). As respostas deverão ser dadas na mesma folha, sendo no espaço reservado, quando tiver, ou no verso da folha, anotando o número da questão. tudo à tinta (caneta azul ou preta). Obrigada!

2 comentários: