terça-feira, 1 de março de 2011

Descrição - 8º ano do Ensino Fundamental.

Elemento  acessório de fundamental importância para um bom texto narrativo

Falar em um texto puramente descritivo torna-se inviável ao nosso estudo de texto, já que um texto puramente descritivo é um texto estático, e para nós, o movimento proporcionado pela narração é primordial
Diante disso utilizamos, e muito bem, a descrição como um maravilhoso acessório para enriquecimento narrativo.
Não podemos nos esquecer que o texto descritivo existe sim, é muito importante, e utilizado , por exemplo em manuais técnicos.

Em um texto narrativo encontramos vários tipos de descrição, todas igualmente importantes a nível geral, mas que pode apresentar-se de formas diferentes dependendo do enredo escolhido e do rumo a ser dado à sua história.




 MAS AFINAL, O QUE É

DESCRIÇÃO?

Descrever é fotografar com palavras, isto é, ao descrevermos algo ou alguém, precisamos nos preocuparmos em retratar, através das palavras, faladas ou escritas, aquilo que estamos pensando ou lembrando, para alguém que pode nunca ter visto algo ou alguém semelhante, isto é, alguém que possa não fazer ideia do que venha a ser o item descrito.
Vejamos o exemplo da cena “O beijo”, da obra: dom Casmurro – Machado de Assis
VAMOS TREINAR:
Escolha uma cena de algum livro paradidático o qual tenhamos estudado no EF2 e descreva-a, de 05 a 10 linhas, sem colocar o nome do livro, nem das personagens, para que os leitores (ouvintes) possam tentar identificar a obra, a cena, e analisar seu processo descritivo.
TAREFA PARA 17/02/11
Fazer uma narrativa descritiva, de 40 a 60 linhas, com título, sobre a seguinte proposta:
Passei minha vida dedicando cada minuto dela a eles, todos, os cinco, sem exceção, tomavam minha atençaõ, meu salário e minha aflição, por não saber como seria o dia de amanhã. Será que valeu a pena?
TIPOS DE DESCRIÇÃO:
Para nós, no estudo do EF2, torna-se importante o estudo de 4 modalidades descritivas:
DESCRIÇÃO DE PESSOA (PERSONAGEM)
DESCRIÇÃO DE OBJETO
DESCRIÇÃO DE ESPAÇO
DESCRIÇÃO DE CENA

DESCRIÇÃO DE PESSOA
Embora Não tenhamos uma regra para escolha dos elementos narrativos, os quais mais serão descritos, as personagens ainda se encontra como a melhor opção e preferência de escritores e leitores, já que a mesma vem aproximar o leitor das mesmas tornando mais fácil e prazeroso e degustar da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário