terça-feira, 1 de março de 2011

Narração - 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

Elementos narrativos

Narração é uma modalidade textual, a qual é reconhecida por uma história, apresentada de várias formas, mas que para ser criada e desenvolvida precisa obrigatoriamente de seis elementos que a compõe, sem necessariamente seguir uma ordem hierárquica

Vamos conhecer os seis elementos fundamentais para uma narrativa:
ENREDO:não vem a ser a história, como muitos pensam, mas sim, o desenvolver da mesma, isto é, a sequencia dos fatos apresentados e desenvolvidos na história.


CONFLITO: as histórias para prenderem a atenção do leitor, despertando e interesse do mesmo, necessita que a harmonia seja quebrada, a fim de que a trama se desenrole.
TEMPO: é ele quem indica se a história já aconteceu ou se está acontecendo, portanto, para sua identificação dizemos estar no passado ou no presente, o qual é identificado pelo verbo.

O tempo pode ser :
CRONOLÓGICO:  Sequência real dos fatos, seguindo a ordem lógica, isto é, do relógio, sem trabalhar com a memória e com acentuada introspectividade

PSICOLÓGICO: Ao contrário da ordem cronológica, aqui a memória e a introspectividade e o mergulho ao interior da vida de quem desenrolará o enredo é necessário e fundamental

PERSONAGENS: é sobre quem se trata a história. Não devemos apenas reconhecê-lo como pessoas, pois existem histórias as quais as personagens não são identificadas como pessoas, mas que nem por isso perdem seu valor ou importância, como fábulas ou apólogos.
OBS: devemos identificar personagens no gênero feminino, já que a palavra deriva de persona que significa pessoa.

Além das personagens serem reconhecidas como : protagonista, antagonista ou secundária, precisamos analisar sua função dentro da narrativa, como por exemplo:
PERSONAGEM LINEAR: aquela que não altera sua personalidade e função durante todo o percurso narrativo
PERSONAGEM COMPLEXA: aquela que mais se aproxima da realidade humana, com suas qualidades e defeitos os quais se intercalam e provocam a emoção do enredo e conflito

NARRADOR: toda história é contada por alguém, o qual é denominado como narrador, já que é ele que narra (conta) os fatos, podendo participar, ou não da história. Sendo assim, definimos o narrador em dois tipos: NARRADOR PERSONAGEM e NARRADOR NÃO PERSONAGEM.
NARRADOR PERSONAGEM
É aquele que narra e ao mesmo tempo participa da história como uma personagem da mesma.
NARRADOR NÃO  PERSONAGEM
É aquele narrador que apenas conta a história, sem participar da mesma.
OBS: Ao falar em tipo de narrador, encontramos o FOCO NARRATIVO, o qual, portanto, pode estar em primeira pessoa (narrador personagem), ou em terceira pessoa(narrador não personagem).

FOCO NARRATIVO EM TERCEIRA PESSOA
NARRADOR OBSERVADOR: aquele que narra e não “adentra ao interior da personagem”, como um intruso, mas sim, realça os fatos através de sua boa observação e capacidade intuitiva.
NARRADOR ONSCIENTE: além de um excelente observador, consegue desvendar os sentimentos das personagens: angústias, medos, alegrias, ansiedades, nas mais variadas formas e descrições.

ESPAÇO: é o cenário da história, isto é, o lugar ou lugares onde se passará a história.

OBS: todos os seis elementos devem ser criados e desenvolvidos pelo autor (você), de acordo com a proposta determinada.


Não adianta saber os seis elementos e não usá-los e desenvolvê-los em sua narrativa.


OBS: as narrativas devem ser CRIADAS POR VOCÊ, isto é, ORIGINAIS, e não baseadas em enredos já existentes.



RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:


1- Identifique e defina cada um dos elementos narrativos.

2 – Identifique os elementos narrativos  da história: A princesa e o violinista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário