terça-feira, 1 de março de 2011

Descrição de lugar - 8º ano do Ensino Fundamental.

A esse tipo de descrição, os detalhes descritos dependem do ambiente que compõe o lugar. Se o ambiente for FECHADO, interessam-nos os seguintes detalhes: cor das paredes, tamanho, portas, objetos, luminosidade, móveis ...
EXEMPLO
Descrição de lugar FECHADO
Noite de outono. Quatro paredes limitam meu espaço. Brancas. A que está virada para o norte revela sinais amarelados e disformes, ao tocá-la minha mão reconhece o leve frio úmido, marcas de uma chuva que a chicoteou recentemente.
Cama macia, estampas de flores, cheiro de lençol limpo, guarda-roupa imponente, ursos de pelúcia. Indícios eternos da casa dos pais. Aquela que nunca abandonamos por completo.



Uma leve desordem, violão encostado ao canto, bolsas, livros empilhados no chão, um porquinho de barro que parece olhar para tudo um pouco perdido.
Barulho. Um único barulho toma conta de todo o ambiente, engrenagens. Logo acima de minha cabeça, vento, o som particular envolve o lugar com giros, muitos giros e abafa os ruídos externos. Mas os grilos persistem em se fazer presentes. Outono.
Luz. O único ponto luminoso é auto-explicativo, lâmpada fria. Tudo é branco, muito branco.
Piso da cor do gelo. Quadrados, vários quadrados em seqüência. Param. Esbarram nos limites físicos. Porta e janela de madeiras são os elos com o mundo de fora. Permanecem fechadas.


Entretanto, se o ambiente for ABERTO, os detalhes mencionados serão bem diferentes. Se quisermos descrever uma paisagem, por exemplo, comentaremos sua localização, o pano de fundo e tudo aquilo que estiver mais próximo do observador, compondo uma perfeita harmonia entre a natureza, com seus elementos paisagísticos e coloridos.
EXEMPLO
Um lugar inesquecível
Localizado no Estado do Piauí, entre as cidades de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, encontra-se um dos locais mais bonitos do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara, caracterizado pela sua paisagem exuberante e seus “mistérios” históricos.
Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, este parque sensibiliza qualquer indivíduo que o visita. Suas rochas com formatos especiais, os diferentes animais silvestres e a impressão de estar há milhares de anos nos causam fortes sensações.


EXERCÍCIO
Descreva (fotografe com palavras) um ambiente fechado E um ambiente aberto, de 05 a 10 linhas, cada, no caderno de Redação (classe).
DESCRIÇÃO DE OBJETO
Para descrever um objeto, podemos informar seu formato, tamanho e peso, por exemplo, sua cor, o material de que é feito, seu cheiro, procedência e utilidade, dentre outros aspectos.
EXEMPLO
Clarinete
Um elemento clássico e imprescindível num concerto, o clarinete, com seu timbre aveludado, é o instrumento de sopro de maior extensão sonora, pelo que ocupa na banda de música o lugar do violino na orquestra.
O clarinete que possuo foi obtido após o meu nascimento, doado como presente de aniversário por meu bisavô, um velho músico, do qual carrego o nome sem tê-lo conhecido. O clarinete é feito de madeira, possui um tubo predominantemente cilíndrico formado por cinco partes dependentes entre si, em cujo encaixe prevalece a cortiça, além das chaves e anéis de junção das partes, de meta. Sua embocadura é de marfim com dois parafusos de regulagem, os quais fixam a palheta bucal.
EXERCÍCIO
Pense em um objeto e descreva-o, para uma pessoa que nunca o tenha visto e nem imagina com seja. De 04 a 08 linhas. Não diga o nome do objeto em sua descrição. No caderno de Redação.
TAREFA PARA 22/02
Crie uma narrativa descritiva, de 40 a 50 linhas, com título, sobre a seguinte proposta:
Teria sido “meu cantinho”, se não fosse aquele incidente.


Sua cor é confundivelmente marrom, havendo partes onde se encontra urna sensível passagem entre o castanho-claro e o escuro. Possuindo cerca de oitenta centímetros e pesando aproximadamente quatrocentos gramas, é facilmente desmontável, o que lhe confere a propriedade de caber numa caixinha de quarenta e cinco centímetros de comprimento e dez de largura.
Com pouco mais de um século, este clarinete permanece calado, latente, sem produzir sons nem músicas, pois, não herdei o dom de meu bisavô e nunca me interessei por este tipo de instrumento, mas, quem sabe se daqui a alguns anos não aparecerá um novo João Rodolfo, que herde ao mesmo tempo, de seus bisavô e tataravô, respectivamente, o instrumento e o dom.
João Rodolfo Cavalcanti A. de Araújo


Os desenhos e pinturas nas cavernas e partes de esqueletos são também urna atração espetacular. Termos noção dos raros vestígios dos povos mais antigos da América é um fato marcante. Estudos revelam que a região da Serra da Capivara era coberta por densa floresta tropical. Hoje, sua vegetação é diferente, mas não apaga o aspecto de floresta.
Turistas de todo o mundo visitam o parque com freqüência. Lamentavelmente, os turistas brasileiros são os que possuem menor índice de visitas, até porque não damos valor às belezas naturais e culturais que encontramos em nosso próprio país.

Um comentário: